anotações p/ um filme musical
o que me oponho é ao romantismo. ao lirismo. voltar à ideia do compositor como um
fazedor. imitador.
gm: oq q queria mesmo ser é um compositor da renascença.
pq fazemos tantas perguntas? n se é necessário saber para gostarmos um dos outros. e
talvez nem seja necessário gostarmos um dos outros.
relação música clássica - guerras
... e tudo q há de ruim...
estudo sobre as formas.
O Nascimento da Música: compilado de teses sobre o desenvolvimento da música
clássica e suas ambiguidades ao contexto brasileiro.
tese 1)
beethoven estava errado
Beethoven havia enganado gerações de compositores ao estruturar a música [1.] em
narrativas harmônicas orientadas a objetivos [Fim de 1.] em vez de [2.] deixá-la se
desenrolar momento a momento. [Fim de 2.]
https://artsandculture.google.com/story/0088/3AVB-0NtjUh7yA
https://en.m.wikipedia.org/wiki/List_of_program_music#Ludwig_van_Beethoven
tese 2)
balaustradas de pedra do século XV grieg
tese 3) embora a música dodecafônica fosse excelente teoricamente, ao fazer uso dos
instrumentos que foram desenvolvidos para a música tonal, ela tinha que ser escrita
continuamente de forma negativa, em vez de direta: ela tinha que sempre evitar relações
harmônicas que eram naturais aos instrumentos tonais, instrumentos que ela não usava,
mas usurpava; eu estava convencido de que para a música atonal novos instrumentos
adequados a ela eram necessários.
tese 4)
As sociedades de Bach, sem um cravo, colocaram tachinhas nos martelos de pequenos
instrumentos verticais para simular o som de que precisavam.
tese 5)
concerto de telas como instrumentos
ser contra a ideia de que um plano basta por si só apenas por sua beleza. o q interessa é
o conteúdo de verdade dele. nenhuma imagem diz nada por si só. e, se diz, provavelmente
é ideológico.
b., nunca pensei q seu nome fosse o mar. - não me queira por querer.
tese 6)
quanto mais dinheiro se consegue, mais se gasta.
essa constante mania de universalizar tudo.
por isso, uma bobagem uma análise puramente musical da música popular.
aliás, uma bobagem no geral.
a canção da semiotica contra a semiotica da canção
aliás, pq semi se podemos ser apenas ÓTICOS?
e pq não ÓTIMOS?
e pq não?
fazer justiça ao invisível pelo que se pode ouver.
soluções aparecem, mas é necessário trair sempre a ideia.
fazer das coisas oq elas não são.
mostrar as coisas em seu devir.
oq já era mas não estava.
sempre "mas" para gerar mais.
média cultura. media culture.